LEGISLAÇÃO

3518 :: Agentes de investigação e identificação


 

Títulos

3518-05 - Detetive profissional

Agente de investigação privada, Detetive particular, Investigador particular

 

3518-10 - Investigador de polícia

Agente policial, Comissário de polícia, Detetive de polícia, Inspetor de polícia

 

3518-15 - Papiloscopista policial

Datiloscopista, Perito em identificação, Perito papiloscopista, Técnico de identificação (papiloscopista)

 


 

Descrição Sumária

Investigam crimes; elaboram perícias de objetos, documentos e locais de crime; planejam investigações; efetuam prisões, cumprindo determinação judicial ou em flagrante delito; identificam pessoas e cadáveres, coletando impressões digitais, palmares e plantares. Atuam na prevenção de crimes; gerenciam crises, socorrendo vítimas, intermediando negociações e resgatando reféns; organizam registros papiloscópicos e custodiam presos. Registram informações em laudos, boletins e relatórios; colhem depoimentos e prestam testemunho.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e formação pro fissional de duzentas a quatrocentas horas/aula (investigadores policiais) e mais dequatrocentas horas/aula (detetives profissionais). os papiloscopistas são qualificadosem cursos especilizados, com mais de quatrocentas horas/aula, ministrados pelas aca demias de polícia. requer-se escolaridade de nível superior para os papiloscopistasda polícia federal. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Investigadores de polícia e papiloscopistas policiais trabalham em órgãos da adminis tração pública, de segurança e defesa, como estatutários. os detetives profissionaisatuam em empresas de serviços pessoais ou por conta própria. o trabalho dessasocupações, geralmente, é realizado em equipe, sob supervisão ocasional. os profissio nais trabalham em locais fechados, abertos ou em veículos, em horários irregulares evariados, com ou sem rodízio de turnos. podem estar sujeitos a situações de pressão, àexposição de material tóxico e risco de morte. 
 

Fonte: mtecbo.gov.br